Vou tentar ser curto e directo e vou escrever sem estar preocupado com as reacções de A ou B. Somos um clube de milhões e era o que mais faltava seguirem a minha.

Tugão vs Competições Europeias: Ontem vi um Sporting a ser eliminado por uma equipa turca, bastante acessível e com uma vitória na mão. Como têm vindo em crescendo, apostei que daria empate. Levaram uma coça. Enfim.

Também vi um Braga do “super” treinador Rúben Amorim(que estimo muito) a ser eliminada por uma equipa da Escócia quando o futebol que tem sido praticado, chegava para passar.

O Porto. Bem, o FC Porto já se esperava uma derrota. Não se esperava é que o árbitro fosse expulsar o Soares por algo que faz constantemente no tugão e sai sem um amarelo. E por falar em amarelos, viu-se a diferença entre o Soares Dias e o árbitro do jogo de ontem. Falando no jogo jogado, perderam por uma defesa de manteiga e por uma ineficácia habitual, excepto contra o Benfica. Talvez uns “árbitros enforcados”, umas bolas de golf ou um megafone avariado tivessem resultado, pois já se percebeu como ganham por cá. Para quem dizia que era melhor a Liga Europa que a Champions e ontem disse que a Liga Europa não era para eles… É a tal história do “Boneco em modo padre e o “Boneco em modo agressivo”. Mas cagativo porque não é o Benfica.

Antes de ir ao Benfica. A Liga Portugal vai continuar a falar de estádios com condições, lavagens de opinião ridículas nos jornais? Já chega de palhaçada. Quantos jogos fizeram estas 4 equipas em Fevereiro? Quantas passaram? Se o Proença souber fazer contas… não ao que ganha no final do mês… contas mesmo.

E a FPF vai continuar a brincar às multas de 7 mil para uns e 20 mil para outros? Vai continuar a brincar ao Racismo de ocasião quando são uns e a ignorar quando são outros? E as nomeações? Vão continuar a dar mais dinheiro aos da AF Porto do que a outros? Para quando fazer o mesmo trabalho que fazem com as selecções? Não foram só os clubes os culpados por este desastre europeu.

Agora o meu Benfica. O meu Benfica a nível ofensivo esteve presente. Esteve lá e mostrou que queria ganhar. O meu Benfica a nível defensivo não entrou em campo. Faltou-nos ser uma equipa cínica nos dois momentos em que tivemos com a eliminatória na mão. Aí sim faltou ser uma equipa à Benfica. Não o fomos. Tivéssemos nós mais dois Taarabts em campo e certamente esta não nos fugia. Sem querer andar a dar elogios a uns em detrimento de outros, a verdade é que, a meu ver, o marroquino era dos poucos que mexia no jogo no momento em que estávamos por baixo. Mas para ele poder mexer no jogo, tem haver alguém que lhe dê conforto para o fazer. É como ver o Rúben a lateral, a tentar fintar e a cruzar para que o David descansasse. É como ver o Pizzi a pressionar e a correr quando o bloco por vezes não acompanhava. Não posso dizer que não correram e não lutaram. Tivessem feito o mesmo frente ao Braga ou ao FC Porto. Isso foi o que eu vi e não saí aos 71 minutos de jogo. Fomos eliminados por uma equipa ucraniana.

Um desastre europeu provocado por equipas de campeonatos… bom nem adianta. Mas uma pessoa chega a casa e vê que o desastre europeu tem um nome. Sport Lisboa e Benfica. Sim, todas perderam mas o problema maior foi o Benfica, os sacos das cadeiras a fazerem de lenços brancos ao Lage e a dimensão europeia… Todas perdem mas o culpado claro está, é o Benfica.

Ainda há dias corria nas redes um recorte sobre acordar e não ter jornais. Uma publicidade em espécie de apelo à compra de jornais. Pois o Jornal O Benfica é o que ano após ano vende mais, ao contrário dos outros que estão em constante queda. Ponha os olhos no que se fez ontem nas televisões e hoje nos jornais. Não tire conclusões, apenas veja. Vai perceber porque fazem o apelo.

O que falta para o resto da temporada: Leio sempre o mesmo. Vejo o discurso igual em todo o lado. Equipa mal preparada, não há reforços, reforços que não valem 20 milhões, treinador novo a cada passe falhado do A, B ou C. A culpa é do poderio financeiro, das “negociatas”… sei lá… tanta m* que já ouvi que por vezes enjoa. Todos os anos o discurso vazio e no final lá está a malta no Marquês! A sede de criticar é tanta que não se olha para trás, não se pensa no que é preciso agora, para festejar no futuro.

Exigência dizem eles. “O Benfica precisa é de exigentes”. Sim dos exigentes que cantam até ao fim e no final “joguem à Benfica” quando é do agrado. Para mim sim, isso é exigência e não passar o jogo todo a jogar um jogo qualquer no telemóvel e aos 71 minutos abanar um saco branco e ir embora. Esses que fiquem em casa. Treinadores todas as semanas, instabilidade permanente e 0 alegrias é a 2 km´s do lado esquerdo. Vivam o Benfica à vossa maneira mas não atrapalhem quem tenta puxar quando é mais preciso.

Garotada… faltam 13 finais, quero ser campeão nacional e vencer a taça porque é o que resta. Estou-me literalmente a c* para o discurso vazio e para a depressão neste momento.

Agora meus amigos… agora é puxar por eles na segunda… ser adeptos à Benfica, jogadores à Benfica e um Benfica à Benfica!

Parabéns pelos 116 mas a prenda tem de ser o 38.

E pluribus unum