Advertisement

Fernando Tavares fala do Saco Azul e da saída de Nicolia

Advertisement

Os dois treinadores e o jogo em Braga: “Falhei redondamente na contratação dos últimos dois treinadores [do futsal masculino]. É uma responsabilidade minha e um falhanço do Fernando Tavares, não há duvidas disso. O que vivi em Braga na meia-final do play-off é algo que não quero voltar a viver. Talvez tenha sido o pior momento que vivi no Benfica. No pós-jogo vi equipa completamente fragmentada, cada jogador, elemento do staff e treinador para seu lado. Isso é proibido no Benfica. Esse momento criou a oportunidade para fazer reflexão profunda sobre o que tínhamos de fazer, o que tínhamos de fazer era uma volta de 180 graus. Não é pela qualidade do plantel que não conseguimos resultados, era problema de processo, quicá de liderança, problema de estrutura e havia que fazer algo

A escolha de Cassiano Klein e as dificuldades: “Atuei na contratação do Cassiano Klein. Trabalhei muitas horas para ele poder vir, queria-o muito no Benfica, estava referenciado, mas havia um problema com a qualificação do treinador. A UEFA, FPF e IPDJ não reconhecem os níveis dos treinadores de futsal do Brasil. Trabalhei com ele durante dois meses para tirar os obstáculos da frente. Sem estar cá fisicamente senti que ele era o treinador certo para o Benfica, não tenho dúvidas disso. Foi um processo longo, que envolveu CBF, Conmebol, FPF, IPDJ e UEFA. A entrada dele vai aumentar a responsabilidade dos atletas. Vai ser sempre a melhorar, tenho poucas dúvidas disso, mas os atletas vão ter de ter capacidade para adaptar-se a um nível de exigência completamente diferente. Todos os sinais que estou a ter dos jogadores estão a ser extremamente positivos.”

O treinador certo: “O Cassiano para mim é o treinador certo, vai trazer mais competitividade, resultado e melhoria. Contratei paralelamente o Raúl Moreira, como coordenador para o futsal, que em conjunto com o Gonçalo Alves vão liderar a modalidade. Traz experiência, conhecimento do jogo, do meio, conhece muitos jogadores do Benfica, formados no Caxinas, e foi o principal responsável pelo projeto único do futsal português, o Caxinas. Estão reunidas todas as condições para termos sucesso.”

Saco Azul no Benfica: “Saco azul para mim é quando uma organização de forma ilegal tem fundos para fazer pagamentos não declarados. Não existiu, não existe e não existirá saco azul no Benfica”.

A saída de Nicolía: “Para mim foi uma coisa muito simples. Fui eu que decidi não renovar. Há três anos, antes de ele ir para o Mundial, ele disse-me: ‘Fernando, pretendo jogar mais dois anos no Benfica e depois terminar a carreira’. Foi o que fiz. É um fim de ciclo, um dos melhores do mundo, um dos melhores que tive a sorte de ver jogar, juntamente Livramento e Panchito. Agradecemos muito. Fim de ciclo, é preciso tomar essas decisões e a equipa está perfeitamente equipada para os desafios da época.”

Aposta: “Há uma aposta adequada nas modalidades. Fizemos uma forte aposta na formação. Temos de pensar no curto prazo, mas também no médio/longo prazo. Criámos mais apoios para a formação, de forma a poder criar condições para que os atletas da nossa formação possam entrar nas equipas principais. Acima da contratação isso é fundamental para a sustentabilidade financeira. Quando entrei pensámos no nosso modelo desportivo, havia que repensar a forma de construir as equipas”.

 

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Botão Voltar ao Topo